Artistas/Artists

HALE collective

A Helena, a Inês, o Filipe, o Matthieu e a Aleksandra conhecem-se em Lisboa no PEPCC-Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica 2010/12, no Fórum Dança – e criam H A L E estudo para um organismo artificial como projecto final. Em 2013 H A L E é apresentado no 1º Andar – Mostra de Criadores Emergentes em Castelo Branco e em 2014 no GUIdance, Festival Internacional de Dança Contemporânea em Guimarães.

ALEKSANDRA OSOWICZ, Wroclaw, Polónia 1987. Graduou-se em artes visuais e fotografia na Universidade de Belas Artes de Wroclaw e completou o PEPCC em Lisboa. Fundou H.A.L.F.– performative creative structure com Valentina Parlato. Trabalha actualmente como artista e curadora no festival Avant Art em Wrocław.

FILIPE PEREIRA Leiria, Portugal 1986. Trabalhou como intérprete com Sofia Dias & Vítor Roriz emO mesmo mas Ligeiramente Diferente (2010) eFora de qualquer presente (2012), com Inês Jacques em Liars (2009), com Martine Pisani emRien n’est établi (2014), e recentemente com João dos Santos Martins em Projeto continuado (2015). Como coreógrafo criou com Teresa Silva O que fica do que passa (2013).

HELENA MARTOS, Cordoba, Espanha 1984. Formou-se em Actividade Física e Ciências do Desporto, Granada; no CCN de Montpellier, no SNDO de Amsterdão e no PEPCC em Lisboa. Trabalhou como criadora e interprete a solo e com Madalena Vitorino, Cristina Rizzo e Julia Martos.

INÊS CAMPOS, Porto, Portugal 1990. Formou-se na Escola Superior de Dança e no PEPCC em Lisboa, e na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris. Trabalhou como performer a solo e com Tania Carvalho, Antonio Tavares, Joao Espinho e Raphaël Decoster. É artista visual e musica nos projectos STOPESTRA, Ethno Orchestra e Sopa de Pedra.

MATTHIEU EHRLACHER, Figeac, França 1984. Completou o PEPCC em Lisboa. Além das suas criações a solo, trabalhou com Carlota Lagido, Miguel Loureiro, Vera Mantero, Jérôme Bel, Ana Borralho e João Galante, André Guedes, Joana Duarte e S. Cansu Ergin, É saxofonista nos projectos Farra Fanfarra, Gaia e Puntzkapuntz.

Helena, Inês, Filipe, Matthieu and Aleksandra met in Lisbon during PEPCC- Choreographic Creation, Dance Research and Training Programme 2010/12 in Forum Dança – they create H A L E estudo para um organismo artificial as their final project. In 2013 H A L E is presented in 1º Andar – Mostra de Criadores Emergentes in Castelo Branco and in 2014 is presented again in GUIdance, Guimarães International Contemporary Dance Festival.

ALEKSANDRA OSOWICZ, Wroclaw, Poland 1987. She graduated in visual arts and photography by the Fine Arts University of Wroclaw and completed PEPCC in Lisbon. She founded H.A.L.F. – performative creative structure with Valentina Parlato. She presently works as an artist and as a curator of the Avant Art festival in Wrocław.

FILIPE PEREIRA, Leiria, Portugal 1986. He worked as a performer with Sofia Dias & Vítor Roriz in O mesmo mas Ligeiramente Diferente (2010) and Fora de qualquer presente (2012), with Inês Jacques in Liars (2009), with Martine Pisani in Rien n’est établi (2014), and more recently with João dos Santos Martins in Projeto continuado (2015). As a choreographer he created O que fica do que passa (2013) with Teresa Silva.

HELENA MARTOS, Cordoba, Espanha 1984. She graduated in Physical Activity and Sports Science, Granada; in CCN of Montpellier, in SNDO of Amsterdam and in PEPCC in Lisbon. She worked as a creator and solo performer and with Madalena Vitorino, Cristina Rizzo and Julia Martos.

INÊS CAMPOS, Porto, Portugal 1990. She graduated in Escola Superior de Dança and then in PEPCC, both in Lisbon, and in the International School of Theatre Jacques Lecoq in Paris. She worked as a solo performer and also with Tânia Carvalho, António Tavares, João Espinho e Raphaël Decoster. She’s a visual artist and musician in projects such as: STOPESTRA, Ethno Orchestra and Sopa de Pedra.

MATTHIEU EHRLACHER, Figeac, França 1984. He completed PEPCC in Lisbon. Besides his solo creations, he worked with Carlota Lagido, Miguel Loureiro, Vera Mantero, Jérôme Bel, Ana Borralho and João Galante, André Guedes, Joana Duarte and S. Cansu Ergin. He’s a saxophonist in projects such as Farra Fanfarra, Gaia and Puntzkapuntz.

Vania Rovisco

Concluiu o Curso para Intérpretes de Dança Contemporânea do Forum Dança, em Lisboa (1998 – 2000) e foi aluna convidada em Ex.e.r.c.e, Montpelier (2001). Interprete na companhia Damaged Goods de Meg Stuart (2001-2007). Trabalhado também com: Pierre Colibeuf; Gordon Monahan, Les Ballets C de la B. Faz direcção de movimento desde 2004, directores João Brites, Gonçalo Amorim e Gonçalo Waddington/Carla Maciele. É co-fundadora com Abraham Hurtado e Jochen Arbeit da plataforma artística Aktuelle Architektur der Kultur, AADK, existente na Alemanha, Portugal e Espanha. Em 2007, decidiu colocar o corpo no contexto da galeria de arte, criando live installations, alicerce na concepção do seu trabalho. Dá formação e organiza eventos performativos. Atualmente colabora com a Fundação Arpad Szenes e Vieira da Silva. Em 2013 estreou o solo “The Archaic, Looking Out, The Night Knight”

Attended the course of Contemporary Dance for Interpreters (1998 -2000) in Forum Dança, Lisbon, Portugal. Having been a guest student at Ex.e.r.c.e. Montpelier in 2001. From 2001 – 2007 worked with choreographer Meg Stuart/Damaged Goods. Until the present day continues to work as an interpreter for other choreographers and directors. In 2007 began directing movement for theater pieces. Resided in Berlin 2005 – 2011. With Jochen Arbeit and Abraham Hurtado co-founded the artistic network Aktuelle Architektur der Kultur (AADK). Began instigating own working processes in art galleries from 2007, these expanded into various forms of presentations from performance, live installations – placement of the body in time and space, investigating improvisation through music, constructing the body using video. Directs workshops (professionals/amateurs) around inprovisation and composition, as installed presence. Organizesperformative events and recently, 2012, invited as to curators for the Foundation of Arpad Szenes e Vieira da Silva, Portugal. 2013 premiered her solo The Archaic, Looking Out, The Night Knight.

Pedro Prazeres

P. Prazeres nasceu em 1981 em Lisboa. Possui uma formação dupla em paisagem e dança e a sua pesquisa artística focaliza‐se na exploração de pontes e relações entre dança e paisagem. Em 2005 terminou o seu diploma de arquitetura paisagista e em 2007 começou o seu percurso na dança contemporânea. De momento faz parte da formação ex.e.r.ce no Centro Coreográfico Nacional de Montpellier Mathilde Monnier / Christian Rizzo onde concentra a sua pesquisa nos campos do ritmo e do toque. Pedro desenvolve o seu trabalho artístico como intérprete, coreógrafo, pedagogo e paisagista. Cria as suas próprias coreografias e performances apresentadas em vários festivais de dança internacionais, em teatros e em locais não convencionais. Partilha a sua pesquisa artística sob a forma de laboratórios chamados Landscapes in Motion, onde convida outros a explorarem a sua prática. É cofundador de Homeless Kingdom – creative platform, uma plataforma de criação projetos sinérgicos entre dança, fotografia e paisagem. Em Praga ensinou percepção de paisagem através de técnicas somáticas na Universidade de Praga e foi bolseiro Inov‐Art no CLP de Praga para a criação de projectos de dança promotores da cultura portuguesa na República Checa. Na interpretação e/ou criaçao de performances, Pedro colaborou com Fabrice Ramalingom, Mette Ingvarsten, Jennifer Lacey, Antonija Livingstone, Peter Plyer, S. Cansu Ergin, Berrak Yedek, Martha Moore (hosted by SE‐S‐TA), Michal Zahora, The Forman Brothers, Nanohach, Carlos Osatinsky e Fernando Pelliccioli, Yoku Matsuyama, Pedro Pina Vasconcelos, entre outros. Além dos nomeados, refere como principais influências no seu precurso artístico: Frank Van der Ven , Lisa Nelson, Christophe Wavelet, Arkadi Zaides, Julyen Hamilton, Maya Carroll (born Lypsker) Myriam van Imschoot e Marcus Bergner.

Pedro’s art research is centered in exploring bridges between Landscape and Dance. He is now part of the MA program ex.e.r.ce at the CCNMLR Mathilde Monnier/Christian Rizzo, focusing his research on the ethereal, rhythm and touch. Pedro holds a degree in Landscape Architecture (Lisbon and Helsinki), which thesis was focus on Landscape Evolution. Later he was a guest student of contemporary dance in Scotland (Uk) and Prague (Cz). Pedro develops work as performer, choreographer, landscaper. The Dance field and the Landscape field are constantly merged on his personal approach to his work. He has produced his own solos, performed in international festivals, art galleries and other venues. Landscapes in Motion are laboratories Pedro has developed to share his research among others interested in exploring his practice. He is the co‐founder of Homeless Kingdom – creative platform, producing synergic projects between landscape, dance and photography. As collaborator in the interpretation and/or creation of performances Pedro has worked with Fabrice Ramalingom, Mette Ingvarsten, Jennifer Lacey, Antonija Livingstone, Peter Plyer, S. Cansu Ergin, Berrak Yedek, Martha Moore (hosted by SE-S-TA), Michal Zahora, The Forman Brothers, Nanohach, Carlos Osatinsky and Fernando Pelliccioli, Yoku Matsuyama, Pedro Pina Vasconcelos, among others. He refers as main influences of his artistic path, besides the ones before named: Frank Van der Ven, Lisa Nelson, Christophe Wavelet, Arkadi Zaides, Julyen Hamilton, Maya Carroll (born Lypsker) Myriam van Imschoot e Marcus Bergner.

Bruno Alexandre

Bruno Alexandre (1977) licenciado em Dança – Ramo Espectáculo pela ESD (Escola Superior de Dança) e licenciado em Direito pela UAL.
Desenvolveu a sua formação no CEM e no Fórum Dança em aulas e workshops onde teve a oportunidade de aprender com Francisco Camacho, Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Antonio Tagliarini, Miguel Pereira, Lia Rodrigues, Nuno Bizarro, Peter Michael Dietz, Antonio Carallo, Peter Hulton, entre outros
Actualmente é intérprete da Companhia Olga Roriz.
Foi intérprete dos espectáculos: Felicitações Madame / Paraíso / Inferno / Nortada / Interiores / Sagração da Primavera / Solos / PETS / Cidade e a Terra de Olga Roriz.
Trabalhou também com Filipa Francisco no espectáculo “A Viagem” e com Tiago Rodrigues/Companhia Instável em “Assim, tipo…dança contemporânea”.
Foi também intérprete do espectáculo “Lugar Vagon” premiado pelo Clube Português de Artes e Ideias, apresentado no festival Citemor.

Bruno Alexandre (1977) graduated in Dance (Escola Superior de Dança) and in Law (UAL).
He developed his education in CEM and Fórum Dança with classes and workshops where he had the opportunity of learning with Francisco Camacho, Amélia Bentes, Sofia Neuparth, Antonio Tagliarini, Miguel Pereira, Lia Rodrigues, Nuno Bizarro, Peter Michael Dietz, Antonio Carallo, Peter Hulton, among others.
Presently his a performer in Companhia Olga Roriz.
He performed in: Felicitações Madame / Paraíso / Inferno / Nortada / Interiores / Sagração da Primavera / Solos / PETS / Cidade and Terra by Olga Roriz.
He also worked with Filipa Francisco in “A Viagem” and with Tiago Rodrigues/Companhia Instável in “Assim, tipo…dança contemporânea”.
He also performed in the “Lugar Vagon” presented in Citemor festival. This performance won the Portuguese Club of Arts and Ideas prize.

Pedro Ramos

Coreografo/Bailarino, Investigador, Actor, Videasta, Cantor Lirico, Professor de Dança e Hatha Yoga.
É Licenciado pela Escola Superior de Dança, tendo frequentado a Pós-graduação em Dança Movimento Terapia e comunicação não Verbal na UAL. Lecciona a Cadeira de Análise e Técnicas de Composição na Escola de Dança do Conservatório Nacional e Lecciona a Cadeira de Corpo na ESAD, nas Caldas da Rainha, no Curso Superior de Teatro. É Aluno de Mestrado de Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Como intérprete tem trabalhado com vários criadores nacionais e internacionais entre os quais destaca: Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Stephan Jurgans, José Laginha, Félix Lozano, Claudia Novua, João Lorenço, Luca Aprea, Silke Z., Ana Rita Barata, Sofia Belchior, Né Barros, Sofia Silva, João Brites e Paulo Ribeiro.
Tem feito várias criações como “Coexistência”, “Saindo do Escuro…”,”Minuto”, “VideoDança 06”; “Room” em colaboração e a partir do trabalho do artista plástico Noam Bem Jacocov ; “Diário Metafísico”, “…memória de uma Origem”, “InAdega“ (co-criação com Sofia Belchior), “Orbita do cérebro na planta da mão” e “Atractor Estranho”. Ao longo da sua carreira profissional tem sido várias vezes premiado e reconhecido, tanto a nível individual (melhor bailarino contemporâneo 2008- Gala Dance Awards-RTP1; Medalha de Mérito IPL- 2009) como no Colectivo (Caruma – espectáculo do Ano 2006; Aqui – Espectáculo do ano 2009, Saga – Ópera extravagante- Globos de Ouro; Txt – 1o Prémio Experimenta Design, Corpo Todo – 15o Caminhos do Cinema Português, Menção, Quixote 1º prémio da SPA.)

Choreographer/Dancer, Researcher, Actor, Video Artist, Opera Singer, Dane and Hatha Yoga Teacher. Graduates by Escola Superior de Dança. He attended Dance Movement Theraphy and Non-Verbal Communication post-grad in UAL. He teaches Analysis and Composition  Techniques in Escola de Dança do Conservatório Nacional and also Body classes in the theatre course of ESAD (Caldas da Rainha). He’s taking his master’s degree in Movement Theatre in Escola Superior de Teatro e Cinema. As an interpreter he’s been working with several national and international creators, such as Madalena Vitorino, Clara Andermatt, Stephan Jurgans, José Laginha, Félix Lozano, Claudia Novua, João Lorenço, Luca Aprea, Silke Z., Ana Rita Barata, Sofia Belchior, Né Barros, Sofia Silva, João Brites and Paulo Ribeiro. He’s been creating performances like “Coexistência”, “Saindo do Escuro…”,”Minuto”, “VideoDança 06”; “Room” in collaboration and on the work of the plastic artist Noam Bem Jacocov ; “Diário Metafísico”, “…memória de uma Origem”, “InAdega“ (co-creation with Sofia Belchior), “Orbita do cérebro na planta da mão” and “Atractor Estranho”. In his professional career he has been repeatedly awarded and recognized both individually (best contemporary dancer 2008- Gala Dance Awards-RTP1; Medalha de Mérito IPL- 2009) and collectively (Caruma – performance of the year 2006; Aqui – performance of the year 2009, Saga – Extravagant Opera – Golden Globes; Txt – 1st prize Experimenta Design, Corpo Todo – 15o Caminhos do Cinema Português, Mention, Quixote 1st prize of Portuguese Society of Authors).

Joclécio Azevedo

Joclécio Azevedo nasceu no Brasil em 1969. Vive e trabalha no Porto desde 1990. Desenvolve o seu trabalho coreográfi co desde 1999, participando regularmente em projectos de investigação, colaboração e residências artísticas em diversos contextos. Paralelamente trabalha como performer e desenvolve acções de formação na área das artes performativas. Foi um dos membros fundadores do Núcleo de Experimentação Coreográfica, tendo assumido a direcção artística desta estrutura entre 2006 e 2011. A partir de 2010 integra o conselho de curadores da Fundação GDA. “Apesar das Evidências” (2003), “The Melted Mirror” (2004), “Em resumo” (2004), “Inventário”(2007), “Open scores” (2009), “Uma peça encomendada” (2009) e “Alexandria (Fragmentos) (2011) são algumas das suas coreografias e performances. Artista residente da Circular Associação Cultural em Vila do Conde em 2012 e 2013. O seu trabalho desenvolve-se a partir de questões ligadas ao corpo, interessando-lhe sobretudo a vulnerabilidade da exposição face ao olhar do outro e a condição do intérprete como catalizador de imagens.

www.contentor.org

Joclécio Azevedo was born in Brasil in the year of 1969. He lives and works in Oporto since 1990. He develops his choreographic work since 1999 and engages often in research projects, collaboration and artistic residencies in different contexts. At the same time he works as a performer and develops training in the performing arts. He is one of the founding members of Choreographic Experimentation Center and took charge between 2006 and 2011 as Artistic Director of the structure. Since 2010 is part of the board of curators of Fundação GDA. “Apesar das Evidências” (2003), “The Melted Mirror” (2004), “Em resumo” (2004), “Inventário”(2007), “Open scores” (2009), “Uma peça encomendada” (2009) e “Alexandria (Fragmentos) (2011) are some of his choreographies and performances. In 2012 and 2013 he was a resident artist of  Circular Associação Cultural (Vila do Conde). His work is developed through issues regarding the body and, in this field, his main interest is the vulnerability of the exposure facing the gaze of the other and the condition of the performer as a picture catalyst.

www.contentor.org

Teresa Prima

Teresa Prima nasceu no Porto em 1975. Estudou dança no Balleteatro e no Fórum Dança. Como bolseira do Fórum Dança, Centro Nacional de Cultura e GDA estudou ainda em Viena, Nova Iorque e Índia. Participou em diversas plataformas de investigação artística e eventos de improvisação internacionais. Trabalhou como intérprete com coreógrafos e encenadores nacionais e internacionais. Coreografou em parceria com João Galante e actualmente a solo apresentando o seu trabalho em Portugal e no estrangeiro. Desde 1991 que trabalha na área da pedagogia da dança e mais recentemente da expressão dramática. Nos últimos anos os seus projectos envolvem a articulação de acções que investem na pesquisa e experimentação, sensibilização de públicos e criação coreográfica.

http://prima-projectob.blogspot.com

Teresa Prima was born in Oporto in 1975. She studied dance in Balleteatro and Forum Dança. With a scholarship of Forum Dança, National Centre of Culture and GDA, she studied in Viena, New York and India. Teresa participated in different platforms of artistic research and international improvisation events. She worked as a performer with national and international choreographers and directors . She choreographed with João Galante and she now presents her work as a solo artist in Portugal and abroad. Since 1991, she works in the field of dance pedagogy and more recently of dramatic expression. In the last few years her projects envolved the articulation of actions that invest in research and experimentation, audience awareness and choreographic creation.

http://prima-projectob.blogspot.com

Sónia Baptista

Sónia Baptista nasceu em Lisboa em 1973. Completou o  Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Fórum Dança em 2000. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido.

A sua formação foi complementada  em workshops de  dança, música e teatro e vídeo. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Como intérprete e co-criadora colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cão Solteiro, AADK.

Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus(o seu primeiro trabalho), uma série de pequenos solos que tiveram estreia oficial no festival Danças da Cidade em 2002. Nesse mesmo ano foi bolseira do Centro Nacional de Cultura.Em 2003 cria um díptico a solo, Icebox Fly. Winter Kick (Festival A8). Em 2006 cria Subwoofer, uma extravagante performance vídeo-musical, com estreia no Festival Alkantara. Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale estreou em Fevereiro 2009 na Culturgest em Lisboa. Em Outubro desse mesmo ano cria a sua primeira peça infantil, Um Capucho, Dois Lobos e Um Porco vezes Três com estreia no Teatro do Campo Alegre no Porto. Em Abril de 2011 apresenta Haikai Zoo Kino no Theatro Circo em Braga e em Novembro estreia Peaufine no Festival Temps d’Images em Lisboa, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. A sua segunda peça infantil, Alva 7.0, estreou em Dezembro de 2011 no teatro Turim em Lisboa. Tempus Fugit, estreou em 2012, no Teatro S. Luiz, no âmbito do Festival Temps d’Images.

Em 2013 participa na exposição colectiva “Ilha” na Livraria Sá da Costa com a obra escultórica coisa frágil Apresenta Today is it a squirrel? No Michaelis Theatre em Londres. A versão portuguesa, E hoje, é um Esquilo? estreou no Festival Triciclo em Lisboa em 2014. Apresentou uma performance de homenagem à pintora Vieira da Silva  e um dueto a capella com Tanja Simic Queiroz, em que cantou obras de sua autoria, na Fundação Arpad Szenes- Vieira da Silva. Participa na exposição colectiva, Light&Sound no espaço Attic em Lisboa com a obra, O Processo dos Peregrinos Deslizando pela Água. Interpretação e co-criação com Patrícia Portela e Cláudia Jardim da peça infantil “Fábulas Elementares” Teatro Maria Matos. Ainda em 2014 estreia  in the fall the fox, e na queda raposar no Festival Temps d’Images em Lisboa.

Lança o seu primeiro livro pelas (não) Edições,  de água por todos os lados, e, já em 2015, publica o texto da peça , E hoje, é um Esquilo? pela Douda Correria e participa na colectânea de poesia Voo Rasante da Mariposa Azual. Apresenta um  texto dramatúrgico sobre a obra de Pedro Tudela para o Festival END em Coimbra e a estreia da sua nova criação, a falha de onde a luz, no âmbito do Festival Cumplicidades.

Tem continuado paralelamente a escrever, a criar peças curtas e a desenvolver inúmeros e variados projectos dentro do domínio das artes performativas.

Colabora com a CNB  nos Programa de Aproximação à Dança.

Ao longo do seu percurso artístico o seu trabalho foi apoiado pelo Ministério da Cultura-DGartes, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura. O seu trabalho tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal, França, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Bélgica, Croácia, Áustria, Brasil, Espanha, Itália e Reino Unido, Rússia, Tunísia e Brasil. Os seus textos foram publicados no livro “Ideias Perigosas para Portugal”, Ed. Tinta da China e “Revista Inútil” nº 3,  e n º4, Lisboa, Portugal (2010 e 2012).

Artista Associada da AADK Portugal.

Sónia Baptista was born in Lisbon in 1973. She finished the Contemporary Performers Course of Fórum Dança in 2000. Her training was complemented in numerous workshops of dance, music, theatre and video. She has obtained, with distinction, a degree of Master Researcher in Choreography and Performance in the University of Roehampton, London, U.K.

In her work she explores and experiments with the languages of Dance, Music, Literature, Performance and Video. As performer and co-creator she collaborated with various artists and company’s, amongst them, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Sílvia Real,Teatro Cão Solteiro, AADK.

In 2001 she received the Ribeiro da Fonte Award for best newcomer in the Dance Field bestowed by the Portuguese Ministry of Culture for Haikus (her first piece), a series of short solos that were officially premiered at the Danças na Cidade Festival in 2002. In that same year she was granted an artistic scholarship by the Centro Nacional de Cultural. In 2003 she creates a solo diptych, Icebox Fly. Winter Kick (FestivalA8). In 2006 she creates Subwoofer, a video-musical extravaganza, premiered at the Alkantara Festival. Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale premiered in February 2009 at the Culturgest, Lisbon. Her first children’s piece, Um Capucho, Dois Lobos e Um Porco vezes Três premiered at the Teatro do Campo Alegre in Porto in October 2009.She premiered Haikai Zoo Kino at Theatro Circo in Braga in 2011 and Peaufine, a video-concert-performance piece at the Festival Temps d’Images in Lisbon and she premiered Alva 7.0 at Teatro Turim in Lisbon. Tempus Fugit, a collaboration with the film director Cláudia Varejão, premiered in 2012, at the Teatro S. Luiz in Lisbon, Festival Temps d’Images.

In 2013 she presents a sculptural and poetical piece, coisa frágil, in the visual Arts Exhibition, Ilha, at Livraria Sá da Costa, the performance X for the Anniversary of the Poetic event Quintas de Leitura in Porto  created, in 2013 and 2014, special performances around the work of the painter Viera da Silva at the Fundação Arpad Szenes-Vieria da Silva in Lisbon. She presented Today, is it a Squirrel? at the Michaelis Theatre in London and the portuguese version of the peice, E Hoje, é um Esquilo? At the Festival Triciclo in Lisbon in 2014. On that same year she participated with an Instalation/Performance piece, O Processo dos Peregrinos Deslizando pela Àgua, at the collective exhibition Light&Sound at the Attic in Lisbon. Co-created and performed in a childrens piece, Fábulas Elementares, with Patricia Portela and Cláudia Jardim. And premiered, In the Fall the fox, e na queda raposar, at the Festival Temps d’Images in Lisbon.

In 2015 she premieres her new piece, A Falha de onde a Luz , at the festival Cumplicidades in Lisbon. And writes a dramaturgic piece, Peremptório Erro sem Dano, around the work of the artist Pedro Tudela, premiering at END in Coimbra.

She collaborates with the CNB in it’s pedagogical projects.

Her work as been supported by the DGArtes-Portuguese Ministry of Culture., The Gulbenkian Foundation and the CNC. Sonia Baptista’s work has been presented in Portugal, France, Denmark, Germany, Switzerland, Belgium, Croatia, Austria, Russia, Spain, Italy, Tunisia, U.K. and Brazil.

Her texts have been published in the book “Ideias Perigosas para Portugal”, Ed. Tinta da China and “Revista Inútil” nº 3,  and n º4, Lisboa, Portugal (2010 and 2012). She has published three books, “Peaufine” 2011 and “ De Água por todos os Lados” 2014, “ E  hoje, é um esquilo?” 2015 and participated with texts and poemas for other books and magazines.

Associated artist of AADK Portugal.

Cristina Planas Leitão

Licenciada (BA) em Interpretação de dança contemporânea pela ArtEZ – Hogeschool voor de Kunsten em Arnhem (NL) em 2006. De 2007 a 2012 é intérprete e assistente coreográfica para a coreógrafa italiana, residente na Holanda, Gabriella Maiorino e Dansmakers Amsterdam. Em 2008, recebeu o 3o prémio coreográfico com o seu solo Skinned na Estónia e em 2009 foi-lhe atribuída a bolsa DanceWEB Scholarship Program 2009 no contexto do Impulstanz Festival, Viena (AT). No início de 2010, participou no projeto “50 days in Costa Rica” com David Zambrano e como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo agora capaz de ensinar, usar e renovar as técnicas de Flying Low e Passing Through. Desde então, lecciona as duas técnicas internacionalmente.

Em 2011/12 é cocriadora da The very delicious piece com Jasmina Krizaj, uma produção da rede Europeia Modul Dance (EDN) com mais de 20 apresentações. Em 2013, a peça foi nomeada para Prémio Gibanica – Slovene Dance Award (melhor peça de dança contemporânea). Juntamente com Jasmina Krizaj, continua a pesquisa em conjunto, desenvolvendo o novo trabalho The Very Boring piece com estreia em 2014 no Hellerau, Dresden.
Trabalhando entre Porto e Amesterdão, inicia em 2011 os encontros desNORTE no Porto.
Esta partilha culminou em 2013 na 1a Mostra desNORTE com o apoio do Teatro Nacional S. João.

Recentemente, foi escolhida para ser a responsável pelos ensaios das peças de Hofesh Schechter criadas para a Companhia Instável em 2012, acompanhando o processo de criação e digressão até 2014. Em 2013, foi intérprete de Experience # 1, de Isabelle Schad (DE), para o Serralves em Festa, e no mesmo mesmo ano, de Setembro a Dezembro, integra o elenco do ballet contemporâneo do norte para a criação NIL-CITY de Flávio Rodrigues entre outros projecto. Para o bcn criou e coordenou o projecto de pesquisa Conquering the studio: a time for research 2014.

Licensed in Interpretation of Contemporary Dance by ArtEZ – Hogeschool voor de Kunsten in Arnhem (NL) in 2006. From 2007 to 2012 was an interpreter and choreographical assistant for Gabriella Maiorino and Dansmakers amsterdam. In 2008 received the 3rd prize of choreography with the solo “Skinned” in Estonia and in 2009 received the DanceWEB Scholarship  in the context of the Impulstanz Festival, Viena (AT). At the beggining of 2010, she participated in the project “50 days in Costa Rica” with David Zambrano as a fellowship student for  Calouste Gulbenkian Foundation. She is now able to teach, use and renew the techniques of “Flying Low” and “Passing Through”. Since then, she teaches both techniques internationally.

In 2011/12 she’s co-creator of “The Very Delicious Piece” with Jasmina Krizaj, a production of the European Modul Dance network (EDN) that had more than 20 presentations. In 2013, the piece was nominated for the category of best contemporary dance work of the Gibanica Prize – Slovene Dance Award. Along with Jasmina Krizaj, Cristina continues this group research, developping a new work, “The Very Boring Piece”, which premiered in 2014 at Hellerau (Dresden).
Working between Oporto and Amsterdam, she begins in 2011 the “desNORTE” encounters at Oporto. This sharing culminated in 2013 in the first showing of “desNORTE” with the support of the Teatro Nacional de São João.

Cristina was recently choosen to be the rehersal responsible for the plays of Hofesh Schechter, created for Companhia Instável in 2012. During this period she accompanied the process of creation and also the tour untill 2014. In 2013 she was an interpreter of Experience # 1, of Isabelle Schad (DE) for Serralves em Festa. In the same year, from September to December, she was part of the cast of the Contemporary Ballet of the North for the creation NIL-CITY of Flávio Rodrigues, among other projects. For the BCN she has created and coordinated the research project “Conquering the studio: a time for research 2014”.

Jasmina Krizaj

Licenciou-se pela SNDO – De Theaterschool, School for New Dance Development de Amsterdam em 2006. Antes de terminar o curso, trabalhou como intérprete para reconhecidos coreógrafos Eslovenos, tais como Snjezana Premus, Matej Kejzar, Mojca Kasja, entre outros. Em Amesterdão, começa a criar o seu próprio trabalho. A sua peça Zebra in the Hair Saloon recebeu o 1o prémio de melhor criação Act Festival em Bilbao em 2006. Sugar Rush, produzida em 2009 teve o apoio da European Cultural Foundation – ECF. Em 2010, foi convidada para o projeto “50 days in Costa Rica” com David Zambrano, onde adquiriu as competências necessárias para leccionar as técnicas de “Flying Low” e “Passing Through”. Faz atualmente parte da 50collective, com a qual fez uma digressão nos EUA em 2011. Em 2011/12, Jasmina é uma das artistas selecionadas para o projecto Modul Dance com residências em importantes teatros da Europa como Mercat de les Flores (Barcelona), Hellerau (Dresden), Art Stations Foundation (Poznan), etc.
Com Cristina Planas Leitão estabelece a parceria C J e cria “The Very Delicious Piece”, que teve uma extensa digressão Europeia. Em 2013/14 é intérprete para a prestigiada coreógrafa eslovena Mala Kline.

She graduated from the SNDO – De Theaterschool, School for New Dance Development in Amsterdam in 2006. Before finishing the course, she worked as an interpreter for recognized Slovenes choreographers, such as Snjezana Premus, Matej Kejzar, Mojca Kasja, among others. In Amsterdam, she begins to create their own work. Her piece “Zebra in the Hair Saloon” received the first prize for the best creation Act Festival in Bilbao in 2006. Produced in 2009, Sugar Rush was supported by the European Cultural Foundation – ECF. In 2010, she was invited for the project “50 days in Costa Rica” with David Zambrano, where she acquired the skills to teach the techniques of “Flying Low” and “Passing Through”. She’s part of the 50collective, with which she went on tour in the US in 2011. In 2011/12, Jasmina was one of the artists selected for the Modul Dance project with residences in major European theaters as Mercat de les Flores (Barcelona), Hellerau (Dresden), Art Stations Foundation (Poznan), etc.
With Cristina Planas Leitão she establishes the partnership C J and creates “The Very Delicious Piece”, which had have an extensive European tour. In 2013/14 she’s an interpreter for the prestigious Slovenian choreographer Mala Kline.

Simon Wehrli

Estudou na Scuola Teatro Dimitri (CH, Licenciatura em Arts of Physical Theatre) e na Laban School for Contemporary Dance em Londres (UK, Diploma em Dance Studies). Colabora como bailarino, músico e ator e diversos projetos na Europa e EUA. Faz parte do coletivo suíço Spettatori e do projeto de improvisação de dança 50collective. Em 2010, foi convidado para o projeto “50 days in Costa Rica” com David Zambrano.
Paralelamente ao seu trabalho como intérprete, Simon lecciona dança contemporânea e improvi- sação, regularmente, no Laban Centre (Londres, UK), Dance New Amsterdam, Nova Iorque (EUA), Scuola Teatro Dimitri (Verscio, CH), Plesna Izba (Maribor, SI) e Tanzhaus Zurich, entre outros.
Em 2013 foi intérprete da mais recente criação de David Zambrano.
Neste momento, desenvolve a sua pesquisa para o seu trabalho a solo “Greatest hits” na Tan- zhaus Zurich (CH).

Simon studied at the Scuola Teatro Dimitri (CH, Degree in Arts of Physical Theatre) and the Laban School for Contemporary Dance in London (UK, Diploma in Dance Studies). He collaborates as a dancer, musician and actor and several projects in Europe and USA. He’s part of the Swiss collective Spettatori and dance improvisation project 50collective. In 2010, he was invited for the project “50 days in Costa Rica” with David Zambrano.
Parallel to his work as a performer, Simon teaches contemporary dance and improvisation regularly in the Laban Centre (London, UK), Dance New Amsterdam, New York (USA), Scuola Teatro Dimitri (Verscio, CH), Plesná Izba (Maribor , SI) and Tanzhaus Zurich, among others.
In 2013 he was an interpreter for the latest creation of David Zambrano.
At this time, develops his search for the solo work “Greatest hits” in Tanzhaus Zurich (CH).

Lígia Soares

Lígia Soares é coreógrafa e dramaturga. Iniciou o o seu trabalho como actriz na companhia de Teatro Sensurround em 1997 e já criou mais de 20 peças desde 2001 (a solo ou em colaboração).

Juntamente com a sua irmã, Andresa Soares, é directora artística da Máquina Agradável (Lisboa), através da qual produz os seus trabalhos. Faz também parte do colectivo Demimonde, com o qual promove, desde 2011, vários programas nacionais e internacionais de programação e difusão artística como “Celebração”, Culturgest 2012; “Demimonde na Galeria da Boavista”, 2013 e “Meio-Mundo Estrada Fora”, Lisboa/Porto/Madrid/Paris, 2014.

O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente.

Lígia Soares is a choreographer and a playwright. She bagan to work as an actress in Sensurround Theatre company in 1997 and has created more than 20 pieces since 2001 (solo or in collaboration).

Along with her sister, Andresa Soares, Lígia is the artistic director of Máquina Agradável (Lisbon), through which they produce their work. She is also part of the Demimonde collective, with which she promotes since 2011 several national and international programs of programming and artistic diffusion as “Celebration”, (Culturgest 2012); “Demimonde in Boavista Gallery” in 2013 and “Half-World Off Road” (Lisbon / Oporto / Madrid / Paris, 2014).

Her work has been shown national and internationally.

Matthieu Ehrlacher

Nasceu em Figeac, França. Aos 18 anos começou a aprender saxofone e teve o seu primeiro contacto com o teatro com o Grupo Amador GATO, em Vila Nova de Santo André.

Em 2009 fez um workshop com a coreógrafa Carlota Lagido e foi intérprete em “Monstro”. Participou no mesmo ano, no Teatro Maria Matos, num trabalho que resultou de um workshop com Martine Pisani.

Entre 2010 e 2012 fez o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação coreográfica do Forum Dança. Durante este período, criou trabalhos como “My half”, “Title in black” e participou na co-criação colectiva “HALE”. Também participou no trabalho “The Dross”, de Joana Duarte e “blind belongings with the velocity of the circled knives”, de S.Cansu Ergin.

Desde 2012 que trabalha e colabora como performer com Miguel Pereira em “Op. 49”, André Guedes em “NOVA ÁRGEA”, Miguel Loureiro em “MINAJesque”, Vera Mantero em “Mais pra menos que pra mais”, Ana Borralho, João Galante, Joclécio Azevedo, Rita Natálio e Vera Mantero em “SUB-REPTÍCIO (corpoclandestino)” e Ana Borralho & João Galante em “Art Piss (on money and politicians)”. É neste momento apoiado pelo O Rumo do Fumo e é membro das bandas Farra Fanfarra e Puntzkapuntz.

Matthieu was born in Figeac, France. At the age 18 he started to learn saxophone and had his first contact with the theatre with the amateur group GATO in Vila Nova de Santo André.

In 2009 he attended a workshop by choreographer Carlota Lagido and performed in “Monster”. In the same year he attended a workshop by Martine Pisani and the final work was shown in Teatro Maria Matos.

Between 2010 and 2012 he studied in the Choreographic Creation, Dance Research and Training Programme of Forum Dança. During this time, he created individual works as “My half”, “title in black” and co-creates the collective work “HALE”. He also participated in “The Dross”, by Joana Duarte and “blind belongings with the velocity of the circled knives”, by S. Cansu Ergin.

Since 2012 he works and collaborates as a performer with Miguel Pereira in “Op. 49”, André Guedes in “NOVA ÁRGEA”, Miguel Loureiro in “MINAJesque”, Vera Mantero in “Mais pra menos que pra mais”, Ana Borralho, João Galante, Joclécio Azevedo, Rita Natálio and Vera Mantero in “SUB-REPTÍCIO (corpoclandestino)” and Ana Borralho & João Galante in “Art Piss (on money and politicians)”. At the moment he’s supported by O Rumo do Fumo and he’s a member of bands like Farra Fanfarra and Puntzkapuntz.

Andresa Soares

Nasceu em Lisboa em 1978 e desde 1996 que a sua formação se divide entre as Artes Plásticas e as Artes do Espectáculo. Em 1998 iniciou a sua formação em dança no Centro Em Movimento (CEM), tendo-a alargado depois através de vários cursos e workshops, dos quais destaca o Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica (PEPCC) do Fórum Dança. Frequentou ainda o curso de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e o curso de realização na Restart.

Desenvolve os seus próprios projectos de criação desde o ano 2000.

Como criadora salienta trabalhos como “Iscas de Peixe-piça – um tratado sobre o erotismo”, o solo “Era uma coisa mesmo muito abstracta” (com música original de João Lucas) e “Estados Eróticos Imediatos de Soeren Kierkegaard” (com dramatização de Agustina Bessa-Luís).

Como intérprete, participou em filmes e curtas-metragens e já trabalhou com José Laginha, Luís Castro, Nuno M. Cardoso, Ricardo Aibéo, Michel Simonot, Sílvia Pinto Coelho, Maria Ramos, entre outros.

O seu trabalho tem sido apresentado não só em Portugal, mas também em países como Brasil, Espanha, França e Alemanha.

É co-fundadora da Máquina Agradável – Associação Cultural.

Born in Lisbon in 1978. Since 1996 that her training is divided between Fine Arts and Performing Arts. In 1998 she began her dance training at the Centro em Movimento (CEM) and extended it further through various courses and workshops, of which she highlights the Program of Study, Research and Choreographic Creation (PEPCC) of Forum Dança. She studied Fine Arts at the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (FBAUL) and she took the filmmaking course at Restart.

She develops its own creation projects since 2000.

As a creator she stresses works such as “Iscas de Peixe-piça – um tratado sobre o erotismo”, “Era uma coisa mesmo muito abstracta” (with original soundtrack by John Lucas) and “Estados Eróticos Imediatos de Soeren Kierkegaard” (with playwriting by Agustina Bessa-Luís).

As a performer, she participated in films and short films and has worked with José Laginha, Luis Castro, Nuno M. Cardoso, Ricardo Aibéo, Michel Simonot Sylvia Pinto Coelho, Maria Ramos, among others.

Her work has been presented not only in Portugal but also in countries like Brazil, Spain, France and Germany.

She is co-founder of Máquina Agradável – Cultural Association.